sexta-feira, 18 de junho de 2010

Plano de Aula – Copa do Mundo

Unidade 3 - Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade 3


A Proposta de se trabalhar o tema Copa do Mundo na Escola, surgiu quando a equipe reuniu-se no 2º Dia Pedagógico Não Letivo para realizar o Planejamento Participativo. Decidiu-se que cada professor trabalharia com sua turma o tema em destaque de forma interdisciplinar. Foram sugeridas as seguintes atividades para serem realizadas sobre o tema: exibição dos filmes - Mandela e/ou Invicto, pesquisa dos países participantes da Copa do Mundo, história da África (desigualdade social), entre outros.
Após o planejamento foram apresentados textos informativos sobre a história do futebol com a realização da compreensão textual. Em seguida, foi passado em data show o vídeo: a história das Copas do Mundo. Os alunos se impolgaram muito com este vídeo, pois o mesmo narra toda a história das copas já realizadas no mundo. Porém, a aula não poderia ficar apenas no assistir o vídeo e fazer relatório. Era preciso ainda muito mais.
A pesquisa na internet e a realização da simulação de noticiário de TV foram atividades que também envolveram muito os alunos, pois os mesmos tiveram a oportunidade de lidar diretamente com a hipermídia, sendo dessa forma os protagonistas do seu aprendizado. Eu, diante da aplicação dessa atividade percebi que os alunos melhoraram a elaboração de idéias e ampliaram o seu vocabulário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário