sábado, 19 de junho de 2010

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV
Atividade: I – Currículo, Projetos e Tecnologia
Cursista: Venceslina Francisco da Cunha
Data: 19/06/2010
Tutora: Ana Maria Di Santos
Escola: Escola Estadual Brigadeiro Felipe
Video: Medidas de comprimento

Reflexão da aula com a utilização dos recursos da TV Escola.

O vídeo trabalhado em sala de aula, mostrou que ao construir sua história, o homem tem modificado e ampliado constantemente suas necessidades individuais ou coletivas, de sobrevivência ou de cultura. Como é o caso das medidas de comprimento usadas antigamente: passo, pé, jarda, estádio, palmo, etc que devido a incompatibilidade e imprecisão de medidas, foram substituídas pelo metro, que é a medida padrão de comprimento.
Podemos afirmar que a maior parte da sociedade de hoje depende cada vez mais do conjunto de conhecimento produzido pela humanidade, incluindo de maneira notável a utilização dos recursos audiovisuais para a compreensão dos conteúdos abordados. A utilização dos recursos: vídeo, data show, caixa acústica, notebook para ministrar esta aula possibilitou o desenvolvimento de um trabalho dinâmico para o professor e aos alunos a motivação de seu aprendizado, aplicar e exercitar o que aprenderam,investigar, fazer descobertas. Considerando que a sociedade se torna cada vez mais complexa, é preciso preparar indivíduos que sejam capazes de utilizar diferentes tecnologias.
Durante o desenvolvimento da aula, os alunos mostraram-se motivados, com exposição de idéias do cotidiano, fazendo comparação e registro de medidas. O conteúdo ministrado proporcionou um trabalho interdisciplinar, direcionado para as disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Matemática, pois é responsabilidade do professor trabalhar de forma que o aluno adquira conhecimento amplo da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário