quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comentários da aplicabilidade do vídeo: O Leão e o Ratinho em sala de aula



Trabalhar o gênero textual fábulas, com o uso do vídeo: “O leão e o Ratinho”, na turma do 3º ano foi muito interessante, pois contribuiu para a aprendizagem dos alunos. A aula tornou-se mais atrativa e dinâmica, pois despertou nas crianças o gosto pelo aprender.
A abordagem do vídeo aconteceu após a turma já ter conhecimentos sobre fábulas. Já havíamos estudado este gênero anteriormente, através da leitura de outras histórias, como por exemplo: a Cigarra e a Formiga, O Rato do Campo e o Rato da Cidade, A raposa e as Uvas, etc. Devido a esse conhecimento prévio do assunto foi possível aos alunos identificarem no vídeo as características principais de uma fábula, facilitou ainda a realização da interpretação e o reconto da história.
No que se refere ao uso dos recursos tecnológicos: data show, caixa acústica, notebook, câmera digital, na sala de aula, pude comprovar mais uma vez, como os nossos alunos lidam com facilidade com estas ferramentas de ensino. Daí, a importância de sabermos adequá-las ao processo de ensino e aprendizagem para que os nossos educandos avancem no conhecimento.
Ao levar os alunos para o Laboratório de Informática para pesquisarem na internet, foi muito gratificante, estes se envolveram bastante com a atividade e pude perceber que de certa forma, esta atividade contribuiu significativamente para o desenvolvimento da leitura e da escrita já que os mesmos necessitavam ler o que fora pedido na pesquisa e ao final tiveram que fazerem um relatório por escrito do que fora pesquisado.
Eu como educadora, aprendi que podemos tornar as nossas aulas, muitas vezes rotineiras e sem nenhum atrativo, em aulas interessantes com o uso da Mídia Digital-DVD Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário